terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Planejamento do texto.


Planejar é fundamental para a realização de diversas tarefas como a redação de uma prova discursiva, por exemplo. Para o planejamento, é bom que o candidato tenha em mente os três níveis do texto argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão, além, é claro, do que se deve apresentar em cada um desses níveis: a tese, os argumentos e, por útimo, as possíveis sugestões ou, talvez, o reforço de sua tese.

A introdução de um texto é o cartão de visitas de toda a dissertação, pois é aqui que o candidato apresenta a sua tese, ou seja, o seu ponto de vista, a sua posição frente a um determinado tema. Supondo-se que o tema dado fosse: Como garantir que o trabalho seja uma atividade digna para todos? (Analista Judiciário - TST - 2007, Cespe/UnB). Você poderia assumir a seguinte tese: O trabalho digno não apenas deve remunerar condignamente o trabalhador como também não deve lhe alienar todo o tempo de vida em jornadas estafantes em prol da demanda do mercado. Lógico que nem você, nem ninguém conseguirá abrager todos os detalhes dessa questão em um prova, logo entenda que defender uma tese em um concurso público significa desenvolver alguns pontos em um número de linhas previamente delimitadas.

Já decidida a tese, cuidaremos agora dos parágrafos do desenvolvimento. O desenvolvimento deve está subordinado a sua tese, ao que você declarou na introdução. Em nossa tese assumimos duas perspectivas: (i) o trabalho digno deve remunerar condignamente, e (ii) o trabalho digno não deve alienar todo o tempo de vida em jornadas estafantes só porque o mercado exige. Dessa forma, abrimos espaço para dois parágrafos, quero dizer, no primeiro argumentaremos para defender a perspectiva (i) e no segundo argumentaremos para defender a perspectiva (ii). Agora que já contabilizamos dois parágrafos partiremos para nosso parágrafo de conclusão.

Na conclusão não há espaço para argumentos nem informações novas, essas devem ser previamente apresentadas na introdução e abordadas no desenvolvimento. Se você apresentou alguma proposta de solução nos parágrafos de desenvolvimeno cabe, aqui, que você reforce, enfatize suas propostas e sua tese, caso você não tenha apresentado nenhuma proposta que possa solucionar ou pelo menos amenizar o problema apresentado no tema é interessante que você faça isso agora. Sucesso absoluto na prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário