domingo, 22 de fevereiro de 2009

Aluna: Leyliane Lucena.

Tema: Recursos para a redução do spread bancário que podem expandir o crédito no Brasil.

Reduzir os impostos sobre as intermediações financeiras e criar um cadastro positivo gerará uma perspectiva de minimizar o spread brasileiro, se o governo assumir o compromisso de diminuir a taxa básica de juros - a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) - e so bancos, de repassarem a diferença em benefício de seus cliente.

A idéia de reduzir a taxa Selic é favorável à queda do
spread. Entretanto, não é ela responsável em combater os juros altos lançados ao consumidor, mas também os custos, impostos e inadimplentes, como afirma Fábio Barbosa, presidente da Febraban - Federação Brasileira de Bancos.

Atualmente, o bom pagador paga pelo mau pagador. Por conseguinte, o risco de inadimplência é repassado a toda clientela, o que gera uma elevação, sem distinção, na taxa de juros. Com a criação do cadastro positivo cada um assumirá o risco que representa. Enquanto o inadimplente pagará, individualmente, o seu alto risco, o adimplente pagará taxas menores.

Logo, entende-se que tanto o cadastro positivo como o ajuste dos impostos sobre as intermediações financeiras produzirão, efetivamente, uma importante queda do
spread dos bancos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário