sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Regina Gomes.

Tema: Recursos para a redução do spread bancário que podem expandir o crédito no Brasil.

Ao contrário do que defende o presidente da Febraban – Federação Brasileira de Bancos, Fábio Barbosa, a redução dos impostos sobre a intermediação financeira e a criação do cadastro positivo não reduzirão o spread dos bancos brasileiros, uma vez que não são a principal causa da elevação do spread bancário, mas, sim, a inadimplência.

Essa redução de impostos, tais como o IRPJ- Imposto de Renda Pessoa Jurídica - e PIS/Cofins - Programa de Integração Social/ Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - é viável apenas para os bancos que, agindo de forma especulativa, estão utilizando a crise financeira internacional como argumento para a elevação das taxas de juros abusivas cobradas sobre o empréstimo.

Quanto à criação do cadastro positivo, este irá beneficiar apenas uma pequena parte do todo que compõe o grupo de clientes que efetuam empréstimos e não solucionará o problema da inadimplência, que engloba a grande maioria dos devedores, além de não contribuir também para a redução do spread.

Desta forma, para se chegar à redução do spread ou, pelo menos, minimizá-lo, faz-se necessário que os bancos não só reduzam suas taxas de juros como também repassem efetivamente essas diferenças aos seus clientes.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Concurso de piadas.

Um dia, houve uma tremenda seca e faltou comida na selva. O leão propõe que façam um concurso de piadas. Quem contar uma piada que não faça todos os animais rirem, então vira comida para todos.
O primeiro a contar uma piada é o leopardo. Todos riem, menos a hiena. O leopardo é devorado.
Depois, vem o urso e conta uma anedota engraçadíssima. Todos riem, menos a hiena. O urso é sacrificado e vira almoço para todos.
A zebra conta uma anedota do melhor nível. Todos riem, menos a hiena. A zebra é devorada.Nisso, ouve-se a gargalhada da hiena:
- Rá-rá-rá-aaaaaaaaaaaa! Rá-rá-rá-aaaaaaaaaaaa! Rá-rá-rá-aaaaaaaaaaaa! Essa anedota do leopardo é ótima.

Vaga para concursado.

Um sujeito vai visitar um amigo, deputado federal, e aproveita para lhe pedir um emprego para o filho que tinha acabado de concluir o supletivo do 1º grau.
- Eu tenho uma vaga de assessor, só que o salário não é muito bom.
- Quanto doutor?
- Pouco mais de 10 mil reais!
- Dez Mil!!!!???? Mas é muito dinheiro para o garoto! Ele não vai saber o que fazer com tudo isso não, doutor!!!! Não tem uma vaguinha mais modesta?
- Só se for para trabalhar na assembléia. Meio período e eles estão pagando só 7 mil!
- Ainda é muito doutor! Isso vai acabar estragando o menino!
- Bom, então tenho uma de consultor. Estão pagando 5 mil reais por mês, serve?
- Isso tudo é muito ainda, doutor. O Senhor não tem um emprego que pagasse uns mil e quinhentos ou até dois mil reais???
- Ter até tenho, mas aí é só por concurso. É para quem tem curso superior, especialização ou mestrado, bons conhecimentos em informática, domínio da Língua Portuguesa, fluência em Inglês e Espanhol mais conhecimentos gerais atualizados. Jornada de 44 horas semanais.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Concurso de mentiras.

Num concurso de mentiras foram convidados para partivipar: um brasileiro, um alemão, um sueco, um a mericano e um português. A primeira mentira a ser contada coube ao português:
- Na minha terra existia um sábio que...
Os jurados se levantaram aplaudindo:
- Muito boa, já ganhou!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Aluno: a turma, 29 alunos.

Tema: A validade das férias coletivas como estratégia adotada pela indústria automobilística para contornar a crise financeira no setor.

A empresa Fiat, Betim-MG, traz como estratégia especulativa a ação de férias coletivas a seus funcionários preparando-os subjetivamente para possíveis ações demissionais. Como medida interventiva diante da perspectiva mundial de recessão a montadora lança mão daquelas medidas e coloca em férias coletivas 800 funcionários.

Como conseqüência da crise que chegou ao Brasil em setembro de 2008, a montadora Fiat através de férias coletivas, remanejamentos de pessoal e prováveis demissões, pareceu entender não ser coerente manter mão-de-obra especializada sem produção suficiente para todos. Empresas do mesmo ramo já iniciaram tais ações também.

O sindicato como representante dos empregados da categoria, alerta quanto a real situação, pois as medidas apontadas pela montadora não contemplam a redução dos preços dos automóveis nem o aumento dos prazos de financiamentos, visam somente melhorar o fôlego diante da crise e não evitariam as possíveis demissões.

Portanto, causas e conseqüências não poderiam ser diferentes do exposto. Redução de pessoal e medidas estratégicas nada mais são que adequações à realidade atual do país. A avaliação da situação pelo sindicato da categoria parece ser, então, a antivisão do futuro processo a ser vivenciado pelo trabalhador: a demissão.

Aluna: Naiara Aline.

Tema: Recursos para a redução do spread bancário que podem expandir o crédito no Brasil.

A redução dos impostos sobre as intermediações financeiras e a criação do cadastro positivo reduzem eficazmente o spread dos bancos brasileiros com reflexos positivos para a pessoa física no Brasil.

Sabe-se que o
spread bancário é a diferença entre custos, impostos, inadimplência e lucro, então ao se reduzir o valor dos impostos, por exemplo, IRPJ (Imposto de Renda - Pessoa Jurídica) e Pis/Cofins (Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), a serem pagos pelos bancos ao governo brasileiro, a diferença de voltará diretamente para a redução do spread.

Verifica-se, hoje, que a inadimplência é um dos principais fatores para o aumento do
spread. A criação do cadastro positivo permitirá que os bancos separem o bom pagador e possam, assim, reduzir os juros cobrados daqueles que pagam em dia. Quanto menor for o risco, menor será o spread.

Portanto, reduzir os impostos sobre as intermediações financeiras e criar um cadastro positivo irá baratear o crédito, sim, mas para o bom pagador.

Aluna: Leyliane Lucena.

Tema: Recursos para a redução do spread bancário que podem expandir o crédito no Brasil.

Reduzir os impostos sobre as intermediações financeiras e criar um cadastro positivo gerará uma perspectiva de minimizar o spread brasileiro, se o governo assumir o compromisso de diminuir a taxa básica de juros - a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) - e so bancos, de repassarem a diferença em benefício de seus cliente.

A idéia de reduzir a taxa Selic é favorável à queda do
spread. Entretanto, não é ela responsável em combater os juros altos lançados ao consumidor, mas também os custos, impostos e inadimplentes, como afirma Fábio Barbosa, presidente da Febraban - Federação Brasileira de Bancos.

Atualmente, o bom pagador paga pelo mau pagador. Por conseguinte, o risco de inadimplência é repassado a toda clientela, o que gera uma elevação, sem distinção, na taxa de juros. Com a criação do cadastro positivo cada um assumirá o risco que representa. Enquanto o inadimplente pagará, individualmente, o seu alto risco, o adimplente pagará taxas menores.

Logo, entende-se que tanto o cadastro positivo como o ajuste dos impostos sobre as intermediações financeiras produzirão, efetivamente, uma importante queda do
spread dos bancos brasileiros.

Detalhes tão pequenos podem ser coisas bem grandes.


À noite, na intimidade do seu quarto, já teve a sensação de ter gabaritado ou de ter chegado perto de gabaritar as provas objetivas? No entanto um pequeno grilo atrás da sua orelha não te deixa dormir com uma cantilena cadenciada e medonha - "acho que minha redação não ficou boa." - não é mesmo? Existem candidatos que esquecem de caprichar em alguns detalhes que, em maior ou menor grau, podem influir no score na prova discursiva tais como a estética, a legibilidade, até mesmo, a ansiedade e a insegurança e isto pode fazer com que a tensão gerada durante o período preparatório para as provas lhe façam companhia logo mais à noite.

A estética imanente à forma do texto depende da translineação, do alinhamento e da sua caligrafia também. A translineação é a técnica de separação de sílabas ao final da margem da folha. Se você fez a separação silábica corretamente o resultado será um texto de alinhamento justificado e não parecerá que a margem direita do texto foi aparada a golpes de facão ou de qualquer outra arma branca. A beleza de sua letra poderá ajudar seu avaliador a se lembrar que está lidando com seres humanos: "Ah, finalmente um que escreve como gente! Contudo, não se sinta obrigado a ter uma escrita bonita, porém se obrigue a desenvolver uma escrita legível sob pena, do contrário, o avaliador de seu texto abandoná-lo, o que é perfeitamente possível após as primeiras seiscentas primeiras provas lidas por que não?

Uma boa dica para o candidato brasileiro nato que insiste em escrever em caracteres exóticos como o cirílico e o hebráico, ou tenha se comvencido de não poder mudar a própria caligrafia cursiva, é escrever em letra de forma desde que discrimine as letras maiúsculas das minúsculas pelo tamanho, por exemplo: AA em AMANDA. Lembra-se quando falei de simbiose? (Cf. Que é essa tal redação discursiva?) Pois, vou lhes apresentar um outro exemplo de relação mutuamente desvantajosa para você, concurseiro. Quero dizer com isso que a ansiedade gera insegurança e vice-versa. Seu professor pouco ou nada poderá fazer para te ajudar nesse quesito, porque cada candidato com o passar do tempo deve procurar entender sua ansiedade e insegurança para melhor administrá-las. É isso mesmo, administrá-las, tudo pode ser administrado e gerido, estados-de-espírito inclusive, contanto que seja durante o período de preparação para as provas, ou seja, não deixe para a última hora, pois o prejuíso poderá ser de um salário de R$ 7.ooo,oo - mais ou menos (Agente de polícia civil-DF, 2009, Fundação Universa/UCB).

Pouco ou mesmo de nada adianta conseguir redigir aquele texto para a prova discursiva se o avaliador não compreende sua caligrafia, ou se você perde algumas posições no ranking de classificação por não dar a devida atenção à translineação e ao alinhamento. Também pouco ou nada vale travar na prova discursiva, mesmo tendo gabaritado as outras provas, porque ignorou os apelos reiterados de sua ansiedade e de sua insegurança, não faça ouvidos de mercador para elas, as conheça. Por isso tudo seja previdende para não ter que remediar. Sucesso absoluto na prova.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Planejamento do texto.


Planejar é fundamental para a realização de diversas tarefas como a redação de uma prova discursiva, por exemplo. Para o planejamento, é bom que o candidato tenha em mente os três níveis do texto argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão, além, é claro, do que se deve apresentar em cada um desses níveis: a tese, os argumentos e, por útimo, as possíveis sugestões ou, talvez, o reforço de sua tese.

A introdução de um texto é o cartão de visitas de toda a dissertação, pois é aqui que o candidato apresenta a sua tese, ou seja, o seu ponto de vista, a sua posição frente a um determinado tema. Supondo-se que o tema dado fosse: Como garantir que o trabalho seja uma atividade digna para todos? (Analista Judiciário - TST - 2007, Cespe/UnB). Você poderia assumir a seguinte tese: O trabalho digno não apenas deve remunerar condignamente o trabalhador como também não deve lhe alienar todo o tempo de vida em jornadas estafantes em prol da demanda do mercado. Lógico que nem você, nem ninguém conseguirá abrager todos os detalhes dessa questão em um prova, logo entenda que defender uma tese em um concurso público significa desenvolver alguns pontos em um número de linhas previamente delimitadas.

Já decidida a tese, cuidaremos agora dos parágrafos do desenvolvimento. O desenvolvimento deve está subordinado a sua tese, ao que você declarou na introdução. Em nossa tese assumimos duas perspectivas: (i) o trabalho digno deve remunerar condignamente, e (ii) o trabalho digno não deve alienar todo o tempo de vida em jornadas estafantes só porque o mercado exige. Dessa forma, abrimos espaço para dois parágrafos, quero dizer, no primeiro argumentaremos para defender a perspectiva (i) e no segundo argumentaremos para defender a perspectiva (ii). Agora que já contabilizamos dois parágrafos partiremos para nosso parágrafo de conclusão.

Na conclusão não há espaço para argumentos nem informações novas, essas devem ser previamente apresentadas na introdução e abordadas no desenvolvimento. Se você apresentou alguma proposta de solução nos parágrafos de desenvolvimeno cabe, aqui, que você reforce, enfatize suas propostas e sua tese, caso você não tenha apresentado nenhuma proposta que possa solucionar ou pelo menos amenizar o problema apresentado no tema é interessante que você faça isso agora. Sucesso absoluto na prova.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Que é essa tal redação discursiva?


É cada vez maior o número de organizadoras de concursos públicos que lançam mão da prova discursica como instrumento de medição de capacidades como as de expressão verbal, de articulação de idéias, de argumentação, de levantar e analisar um problema, de propor sugestões etc. Isto exige do candidato, no mínimo, bom senso crítico e interesse em atualização constante. Porém existiria alguma diferença entre redação, dissertação e redação discursiva? Se houver, qual dessas redações deverei desenvolver na prova discursiva?


Redação é termo genérico que pode ser usado para se referir tanto à cartas, como a bilhetes, a textos oficiais, legais, à romances, à dissertações ou a qualquer outro tipo de texto. Um simples período, desde que tenha sentido, também é um tipo de redação. Portanto, qualquer pessoa que esteja escrevendo está redigindo, ou de outra forma, está compondo alguma redação. Não há mais razão para nos delongarmos nesse item, vejamos, então, o que vem a ser dissertação.

Existem dois tipos de dissertação - a dissertação expositiva e a dissertação argumentativa. A dissertação expositiva é a redação (textos) cuja função é informar, expor, mostrar alguma informação para alguém sem a intensão de fazer um juizo, uma crítica ou persuadir ou mostrar seu ponto de vista a ninguém. Pode-se citar como exemplo desse tipo de redação o texto jornalístico escrito, televisionado e radiodifundido. Já a dissertação argumentativa é a redação cuja função é a contrária da redação dissertativa expositiva, quero dizer, tem a função de persuadir alguém, de convencer possíveis leitores do ponto de vista que você está defendendo em seu texto. Como exemplos pode-se citar as colunas de opinião de algumas revistas e jornais.

A redação discursiva, propriamente dita, é a dissertação argumentativa. O que venho observando analisando provas discursivas do Cespe/UnB é que essa organizadora usa textos (redações) dissetativos expositivos como motivadores para os candidatos, mas estes devem assumir um ponto de vista diante do tema proposto e defendê-lo mesmo que para isto tenha que combater o ponto de vista de outrem, em outras palavras, o candidato deve desenvolver um texto dissertativo argumentativo. É razoável deduzirmos que o texto discursivo que desenvolveremos numa prova discursiva é a dissertação argumentativa, ao menos se a organizadora for o Cespe/UnB.

Já sabedores da diferença entre redação, os dois tipos de dissertações e de qual dissertação desenvolver numa prova discursiva só resta agora praticar, pois redigir é mais transpiração do que inspiração. É provável que o tema proposto pela organizadora não privilegie você, tampouco a maioria dos candidatos uma vez que o concurso público deve nivelar todos os candidatos, contudo nesse ponto fazem diferença o seu senso crítico e a sua vontade de se manter atualizado com o mundo. Posso dizer que há uma relação simbiótica entre esses dispositovos cognitivos: seu senso crítico necessita ser alimentado e sua vontade de atualizar-se necessita de um filtro anti-alienante. Sucesso absoluto na prova.